Para aqueles que pretendem conhecer o chamado Caribe amazônico e não querem deixar de conhecer nenhuma das mais belas praias de Alter do Chão, esse artigo é para você.
.Imóveis de Temporada em Alter do Chão
Alter do Chão é um destino belíssimo que está localizado a poucos quilômetros de Santarém, e atualmente ganhou muito destaque no campo turismo, seja nacional ou internacional devido a todas as suas praias incríveis, belezas e riquezas naturais.
No período da seca, Alter do Chão acaba revelando praias de rios impressionantes que já ganharam destaque até mesmo em diversos jornais fora do país.
Por isso, se você está programando a sua viagem ou quer apenas conhecer um pouco mais desse paraíso amazônico para uma viagem futura, continue a leitura desse texto e venha descobrir conosco quais são as mais belas praias de Alter do Chão.
Melhores praias de alter do chão
Como já foi dito anteriormente, o local é conhecido por suas belíssimas praias e por isso a lista é bem recheada.
No entanto, para facilitar a sua vida nós já vamos trazer aqui uma listinha resumida para que você saiba quais são as praias que serão citadas ao longo deste artigo, são elas:
• Ponta do Cururu
• Pindobal
• Ilha do amor
• Ponta do Muretá
• Ponta de Pedras
• Lago Preto
• Praia do Carapanari
• Ponta do Caxambú
• Maguari
Agora que a gente já tem uma boa noção de quais são as praias que serão citadas ao longo deste artigo, é hora da gente dar uma desbravada melhor nesses pontos de parada obrigatória de Alter do Chão.
Mas, antes de começar, nós vamos trazer aqui uma dica muito importante para todos os que desejam usufruir ao máximo de todas essas belezas e paisagens do Pará.
.Venha vivenciar uma experiência incrível, numa expedição fluvial em Alter do Chão
Uma boa dica é que você dê preferência para realizar a sua viagem no período de poucas chuvas, chamado período da seca, isso porque durante a chuva muitas dessas praias acabam desaparecendo por completo, fazendo com que você não aproveite tanto essas paisagens incríveis do local.
Ponta do Cururu
Ponta do Cururu / Turismo Aqui
A primeira praia citada neste texto será a Ponta do Cururu, e ela não pode ficar de fora do seu panorama de viagem. Uma informação muito importante é que segundo a época do ano que você for realizar a sua visita, a extensão da praia pode chegar até 2 km de faixa de areia, trazendo um visual incrível.
Essa é uma opção de praia mais preservada e bem rústica, por isso para aqueles que desejam passar o dia por lá, é bom levar bebida, comida e tudo aquilo que você for precisar para garantir o seu conforto.
Por ter uma paisagem incrível, muitos barcos acabam aparecendo nessa praia para ver o pôr do sol, garantindo belas fotos e uma vista inesquecível. Como chegar na ponta do Cururu: Bom, para aqueles que desejam chegar nesse paraíso secreto, a primeira dica é que não existe acesso pela estrada.
Por isso você precisará contratar um barco ou um tour para assim chegar na praia, mas não se preocupe, pois o trajeto é bem curto e dura em média 20 minutos, sendo bem rapidinho e você dará de cara com essa praia linda e essa paisagem estonteante.
Ilha do amor
Outra praia muito conhecida de Alter do Chão é a famosa ilha do Amor, que está localizada bem em frente à orla da Vila e acabou gerando muita notoriedade e sucesso para a região.
A Ilha do Amor, conforme chamada na região, é, na verdade, uma longa faixa de areias bem branquinhas recheadas com cabanas e barquinhos, além de águas bem transparentes que fazem desse um dos destinos mais procurados pelos turistas.
Essa é uma das opções mais procuradas pelos visitantes e a boa notícia é que a praia é de muito fácil acesso, um dos principais motivos para toda a sua fama. Uma dica maravilhosa, é que por ser muito famosa, a Ilha do Amor é muito procurada e por isso uma boa opção é realizar a sua visita no decorrer da semana quando a praia está mais calma.
Mas, se você deseja visitar o local durante os finais de semana, é importante chegar cedo para conseguir reservar um lugar na areia.
Como chegar na Ilha do Amor: Como já foi dito, o acesso até a ilha é bem fácil, mas precisa ser feito com os barquinhos da associação dos catraieiros que costumam cobrar um valor de R $10,00 pela travessia. No entanto, se a sua visita for ao ápice da seca é possível atravessar até mesmo a pé e desfrutar de toda a beleza deste local hipnotizante.
Ponta do Muretá
A ponta do Muretá acaba sendo uma excelente pedida para aqueles que estão procurando por sossego e bastante paz. No entanto, é importante saber que por lá não existe nenhum tipo de infraestrutura justamente por ser uma praia reservada.
Então é só você selecionar uma árvore em meio a orla, preparar a sua canga e desfrutar bastante o seu dia. Essa é uma opção que se assemelha muito a Ponta do Cururu, porém possui areias mais branquinhas e uma água bem mais quente.
Assim como as demais praias isoladas desse roteiro, os barcos também costumam parar por lá, permitindo que os turistas aproveitem uma vista incrível do pôr do sol.
Isso porque, no final da tarde, essa praia acaba sendo uma calmaria só, trazendo uma vista incrível e uma sensação de sossego.
Como chegar na Ponta do Muretá: Essa é mais uma das praias onde não é possível acessar de carro e por isso, para aqueles que desejam conhecê-la, é necessário fazer um tour que inclui essa praia ou acordar com um barco particular onde o trajeto durará em média 15 minutos.
A região conta com o tour pelas mais belas praias de Alter do Chão, onde esse é o ponto final, depois de um dia incrível passando por diversas praias como floresta encantada, Ilha do Amor, Praia do Pindobal e por fim a Ponta do Muretá.
Ponta do Caxambú
Bem pertinho da Ponta da Muretá, que fica apenas há 5 minutos de distância de barco, você consegue chegar a Ponta do Caxambú, sendo mais um destino maravilhoso da região.
A Ponta do Caxambú é uma praia belíssima, possui areias branquinhas, água a poucos metros de distância da praia e uma vegetação bem rasteira.
Essa também é uma praia mais reservada e por isso você não encontrará quiosques ou restaurantes por lá, então, a dica é ir bem abastecido com bebidas e lanchinhos para conseguir curtir o dia ou o fim da tarde e aproveitar bastante a praia.
Essa acaba sendo mais uma ótima opção para aqueles que desejam assistir um pôr-do-sol de tirar o fôlego num local bem tranquilo e mais particular, já que ela não é tão conhecida entre os turistas. Como chegar na Ponta do Caxambú: Essa é uma opção que também não possui acesso por terra, sendo necessário contratar um tour para conhecer.
Pindobal
Outra praia muito popular na região que conta com uma excelente infraestrutura turística é o Pindobal, vista como uma das melhores praias de toda a Alter do Chão, já que é um verdadeiro ponte entre os locais e até mesmo os turistas.
A Praia de Pindobal fica localizada bem às margens do Rio Tapajós, na cidade de Belterra, conta com areias bem fofinhas e branquinhas que trazem um visual ainda mais bonito para o lugar.
Uma boa dica é que nessa praia você consegue encontrar diversos restaurantes espalhados por sua orla e por isso é possível aproveitar o dia inteiro por lá tranquilamente, sentar em uma das barracas e curtir bastante enquanto toma um bom banho de rio e até saborear peixes e petiscos.
Como chegar em Pindobal: uma das grandes vantagens dessa praia se comparada às anteriores é que o acesso pode sim ser feito a carro; por isso, é possível chegar à praia pela estrada de Pindobal seguindo em média 15 minutos.
No entanto, você precisa saber que essa estrada costuma ser bem movimentada, principalmente nos fins de semana e feriados. No entanto, esse não é o único acesso, afinal também é possível chegar à praia do Pindobal de barco e o trajeto leva em média 30 minutos.
Lago preto
Outra região maravilhosa de Alter do Chão é o chamado Lago do Tapari ou Lago preto, sendo um tipo de oásis que oferece muita tranquilidade e é bem pertinho da Praia das Pontas das Pedras.
No entanto, esse é um local maravilhoso, afinal as águas pretas do Lago já chamam atenção por si só. Mas o mais interessante é que as águas ficam azuis dependendo da incidência do sol e até do horário, por isso, com certeza vale a pena incluir o Lago preto no seu roteiro de viagem.
Como chegar no Lago preto: essa é mais uma das opções em que é possível chegar com carro por uma estrada que fica a cerca de 26 km de Alter do Chão, por esse caminho você levará 30 minutos até a Lago do Tapari e deve seguir a pé a partir deste ponto.
É possível também realizar a viagem de barco que dura em média 35 minutos.
Ponta das pedras
Mais uma praia incrível que é de tirar o fôlego e que não poderia ficar de fora da lista das praias mais belas de Alter do Chão é a famosa Ponta das Pedras, que está localizada em Santarém e que conta com uma singularidade maravilhosa na paisagem se comparada às demais praias locais.
Primeiramente, é importante que você saiba que essa praia está localizada às margens do Rio Tapajós e conta com areias bem branquinhas e finas, além de apresentar algumas formações rochosas, formações que não são comuns de se ver na região.
Esse trio acaba trazendo uma beleza única e natural para o lugar, e a boa notícia é que essa praia tão especial é de fácil acesso e possui uma excelente infraestrutura, o que acaba fazendo com que ela se torne uma das favoritas entre os visitantes. Justamente por ser tão popular, ela costuma estar bem cheia principalmente nos feriados e finais de semana.
Como chegar na praia da Ponta de Pedras: a praia de Ponta de Pedras possui um acesso bem tranquilo tanto por estrada quanto pelo Rio. Se você optar por ir de carro deve percorrer 27 km até o local, já a viagem de barco costuma durar em média30 minutos.
A praia do Carapanari
A praia da Carapanari está localizada em Santarém, o acesso a ela pode ser feito tanto por Terra quanto por mar. Esta praia é mais uma que não poderia ficar de fora da nossa lista por apresentar um cenário incrível e de tirar o fôlego.
Ela é uma praia muito tranquila que também conta com as areias finas e branquinhas, características do local, além de ter pequenas Lagoas espalhadas por toda a sua orla.
Ela acaba sendo muito popular por conta do renomado restaurante Saulo e uma boa dica é programar uma visita para provar um pouquinho dos sabores locais enquanto você aprecia uma vista sem igual do Rio Tapajós.
Como chegar na praia do Carapanari: Bom, como já foi dito anteriormente, o acesso pode ser feito de carro ou de barco e você precisa saber que essa praia está localizada há 40 minutos de distância carro de Alter do Chão.
Por ser próxima de Santarém, é recomendado que você faça uma visita a essa praia no dia de chegada ou até mesmo de partida da sua viagem.
Aramanai
Praia do Aramanai / Turismo aqui
Outra praia que deixa sem ar de tata beleza na região de Alter do Chão é Aramanai que acaba sendo uma bela surpresa no roteiro local. Isso porque a praia está localizada bem no município de Belterra e também não é muito famosa nessa região, mas sem dúvidas vale a pena incluí-la no seu roteiro.
Para chegar em Aramanai deve-se percorrer 32 km de estrada e é importante saber que parte desse trajeto é feito em estradas que não são pavimentadas.
No entanto, esse esforço a mais valerá a pena, pois no final do trajeto você encontrará uma ampla faixa de areia branquinha com águas cristalinas e vários bangalôs suspensos para que você passe o dia todinho aproveitando a praia com muita tranquilidade e sendo bem servido.
Em Aramanai a infraestrutura é razoável, e por lá você consegue sim encontrar alguns restaurantes, mas o local não conta com uma vasta gama de estabelecimentos e por isso uma boa dica é levar seu cooler e estar equipado para aproveitar bastante o local.
Outra informação muito importante é que essa é uma praia muito tranquila e acaba se tornando uma excelente sugestão para aqueles que estão em busca de calmaria e bastante sossego.
Como chegar em Aramanai: primeiramente, é necessário saber que a viagem para essa praia é um pouco mais longa do que as demais, já que demora cerca de 1 hora em estrada de terra que não possui pavimentação.
No entanto, essa é uma praia que vale muito a pena, por isso seria interessante conciliar a sua ida com uma visita ao centro histórico, por exemplo, permitindo que você conheça 2 lugares incríveis no seu roteiro de viagem.
Maguari
Outra praia muito interessante que veio para fechar o nosso roteiro com chave de ouro é Maguari, que está localizada a cerca de 45 km de Alter do Chão, mas sem dúvidas valerá a pena o deslocamento.
Isso porque a praia de Maguari fica localizada bem na flona de Belterra, oferendo um visual único e muita beleza regional.
No momento em que a maré está mais baixa ocorre a formação de um lindo banco de areia bem no meio do rio, formando um cenário único.
Essa é mais uma opção das praias acessíveis por terra.
No entanto, é necessário que você saiba que aos finais de semana a praia do Maguari também fica bem cheia e por lá é necessário levar sua própria bebida e comida, pois o local não conta com restaurantes.
Como chegar na Praia do Maguari: como já foi dito, essa é uma praia onde é possível realizar o acesso de carro por uma estrada asfaltada ou de barco pelos Rios Tapajós.
O trajeto de barco e de carro costumam durar cerca de 60 minutos, então você pode optar por aquele que se torne mais viável para a sua situação.
Principais dúvidas de quem pesquisas praias em Alter do Chão
Bom, agora que a gente já conhece quais são as melhores praias de Alter do Chão, acabam surgindo diversas questões na nossa mente, não é mesmo?
Por isso, com o intuito de te ajudar ainda mais a montar o roteiro perfeito, nós traremos aqui algumas dúvidas que acreditamos serem muito frequentes entre aqueles que estão interessados nas praias de Alter do Chão para compartilhar com vocês algumas informações importantes sobre o local. Vamos lá!
Como são as praias de Alter do Chão com relação à sua estrutura?
Essa acaba sendo uma pergunta muito frequente para todos os que estão conhecendo um local novo, afinal todo mundo quer estar preparado para curtir bastante o ambiente.
Primeiramente, você precisa saber que as praias de alter do chão oferecem uma estrutura básica, principalmente aquelas que possuem acesso por terra.
Já as praias mais restritas que contam com acesso apenas por barco costumam ser mais privadas e não possuem nenhum tipo de infraestrutura para atender aos turistas.
Sendo assim, é importante que você tenha em mente que isso vai variar muito conforme a praia que você irá escolher, no entanto, às vezes será necessário levar sua própria bebida ou comida.
Uma boa dica é que alguns barqueiros costumam emprestar coolers para colocar comidas e bebidas, portanto é muito importante que você alinhe os seus planos com eles para conseguir curtir ao máximo seu passeio.
É possível ir às praias de Alter do Chão no período da cheia?
Essa acaba sendo mais uma pergunta muito frequente entre os turistas.
Afinal, se você conseguiu comprar sua passagem aérea de forma econômica para os meses de maio ou junho, por exemplo, uma pergunta muito importante surge em sua mente: será que esse é um período viável para conseguir visitar essa região?
Essa pergunta se dá porque os blogs de turismo costumam recomendar que as viagens sejam feitas entre agosto e dezembro, considerados o verão amazônico, pois nessa região o período das chuvas, ou período da cheia, ocorre entre janeiro e julho.
A primeira informação que você precisa saber é que o chamado período de cheia é marcado por ter um grande volume de chuvas. Mas, conforme os próprios nativos, é bem raro que chova o dia inteiro ou que haja longos períodos de chuva e nessa época os preços também estarão mais em conta justamente por ser a baixa temporada
Se você optar por fazer uma viagem ao local nesse período, você pode visitar o Rio Arapiuns, a Flona, o canal de Jari e outros diversos pontos.
No entanto, é importante que você saiba que o nível dos rios estarão mais alto e você só conseguirá achar algumas das famosas faixas de areia para aproveitar o Rio e ter aquela experiência de praia no Rio Tapajós.
Quais as melhores opções de praias para ver o pôr do sol?
Todo mundo sabe que o pôr do sol é um momento único e apreciá-lo garante uma bela paisagem e uma sensação de tranquilidade além de fotos maravilhosas.
Para aqueles que estão procurando por essa experiência, as melhores praias para se assistir um pôr do sol em Alter do Chão são aquelas que ficam bem à beira do Rio Tapajós, como a Ponta do Cururu, Ilha do amor, Ponta do Muretá e Praia do Pindobal.
Conclusão
Sendo assim, a gente já consegue perceber claramente que existem diversas praias de tirar o fôlego na região de Alter do Chão e realizar uma visita para lá sem dúvidas será uma experiência incrível e sem igual.
Por isso, se você está interessado ou até mesmo já agendou a sua viagem, comece agora mesmo a programar um roteiro permitindo que você conheça os melhores pontos da região e desfrute de belas paisagens, da cultura e comida local e se divirta muito aproveitando ao máximo a beleza das praias da região.
Venha você também conhecer esse paraíso paraense, venha para Alter do Chão e desfrute de todas as experiências únicas que esse local maravilhoso tem para te oferecer.