Canal do Jari

Canal do Jari

Quem não gosta de fazer um excelente passeio, não é mesmo?.

O Canal do Jari é um dos passeios mais procurados quando o assunto é o turismo para Alter do Chão, se o roteiro está mais corrido, as pessoas procuram mais detalhes sobre o passeio para incluir ou não. Uma das grandes vantagens de ir para Alter do Chão, com certeza é a variedade de passeios e de atrações turísticas do local.

Há muito o que se fazer por aqui, incluindo o Canal do Jari ideal para quem deseja ter um maior contato com a natureza. É um passeio que pode ser feito com a família inteira e em nosso artigo de hoje, você vai conhecer todos os detalhes. Preparados?

Canal do Jari – Principais características

Canal do Jari - Vitoria-Régias
.Confira as Melhores Dicas para Economizar em sua Viagem para Alter do Chão

Afinal, o que é Canal do Jari? O que tem de concreto para ver no local?

Essa área é onde os famosos rios se encontram, famoso também pela possibilidade de ver espécies da fauna e da flora, como por exemplo, bicho preguiça, macacos, botos, jacarés e outros.

O ponto de destaque, que todos que fazem o passeio relatam, é a diversidade dos peixes, sendo a pesca outra atividade que pode ser realizada.

Em resumo, é um local de acesso a natureza, paz, tranquilidade e paisagens únicas, elementos culturais que realmente só vemos na TV e existe a oportunidade de conferir de pertinho.

Contudo, antes de planejar o seu passeio, é importante saber as características sobre as diferentes épocas do ano.

A época das cheias começa em fevereiro e dura até o mesmo de agosto, durante o período o local fica inundado e o percurso só pode ser realizado de barco ou de canoa. Por outro lado, na época da seca que acontece entre os meses de setembro e janeiro, é possível fazer alguns trechos à pé.

Canal do Jari – Preparação para o passeio

.Desfrute dos Melhores Passeios em Alter do Chão

É importante reservar praticamente um dia do seu roteiro para fazer o passeio para o Canal do Jari. O trajeto dura cerca de 5 horas (ida e volta), durante o percurso é possível observar as casinhas e também a rotina das comunidades ribeirinhas, uma experiência bem legal e completa.

A depender do passeio, é possível parar nas comunidades ribeirinhas e tomar um café em alguma casa, isso mesmo que você leu.

Em outros artigos sobre a região, já falamos sobre a simpatia dos moradores, que adoram receber os turistas e alguns simplesmente abrem suas casas para tomar um café e ficar conversando com quem está a passeio. Isso faz com que o tempo total seja maior, se todo mundo que estiver no passeio concordar e quiser, pode ser negociado.

O caminho de volta também tem suas belezas, depois de um dia explorando e vendo novas coisas, você consegue descansar com o entardecer único, os visitantes são contemplados pelo pôr do sol em meio as águas do Rio Tapajós.

Dica extra: esteja bem preparado, leve garrafinha de água, protetor solar para não acabar com a viagem e um repelente. As roupas escolhidas para o passeio devem ser as mais confortáveis possíveis, principalmente na época que há caminhos a pé para serem percorridos.

O passeio para o Canal do Jari pode acontecer a partir de Santarém ou de Alter do Chão, geralmente as pessoas saem de Alter do Chão, visto a quantidade de lugares que podem ser visitados e desfrutados.

Diferente do que muitas pessoas pensam, em Alter do Chão existem hospedagens completas com toda infraestrutura necessária

O custo médio de um passeio como esse é de R$150 por pessoa em lancha compartilhada, lembrando que para chegar ao Canal do Jari a única opção é via água.

Canal do Jari – Vale a pena?

Canal do Jari - Delicias Dona Dulce

A resposta é sim, o passeio pelo Canal do Jari vale muito a pena e depois desse artigo, você consegue entender melhor o porquê.

É realmente uma oportunidade única de estar em contato com a natureza e com paisagens naturais. Acreditamos que a região em si te proporciona experiências únicas e que serão levadas para o resto da vida..

Você já tinha ouvido falar do Canal do Jari? Deixe pra gente nos comentários. E compartilhe esse post com um amigo? Com certeza, ele vai querer conhecer esse lugar incrível.

×

Bem-vindo ao atendimento Agência VemParaAlter. Meu nome é Thiago. Como posso atendê-lo(a)?

× Como posso te ajudar?