De clima equatorial, quente e úmido, Alter do Chão é uma aldeia de pescadores com praias de areias finas e águas claras, difícil sugerir quanto tempo ficar nesse paraíso chamado ‘Caribe amazônico’..
Quantos dias ficar em Alter do Chão ?
Podem ser 3 dias, como podem ser 2 semanas. Tirar alguns momentos para simplesmente ficar à beira do rio curtindo a paisagem e tomando um banho no maravilhoso tapajós, 5 dias é ideal. Você pode alternar entre dias agitados e cansativos e outros tranquilos. Anote essas dicas para não perder nem um momento da sua viagem. O ideal não é pensar em quantos dias ficar em Alter do chão e sim como aproveitar cada instante.
1º Dia – Segunda Feira
Localizada bem em frente à vila, se encontra a “Ilha do Amor”, é o cartão-postal de Alter do chão. A travessia é feita por canoas à remo, leva cerca de cinco minutos e custa R$ 10. No mês de novembro as águas baixam ainda mais, e é possível atravessar para a ilha andando. A faixa de areia branca abriga vários quiosques que servem petiscos e peixes da região – destaque para o tucunaré na brasa – e cerveja gelada. Para chegar lá, é preciso pegar uma catraia (barquinho de madeira) no pequeno cais local. .
Depois de um banho nas águas calmas e claras do Tapajós, é hora de comer um dos melhores sanduíches da vila de Alter do Chão, a lanchonete “X-BOM”. O ambiente é excelente, muito saboroso, com várias opções de sanduíches. Vale conhecer o sanduíche de pirarucu e tudo isso com um preço acessível.
Vamos conhecer outra linda praia e ainda bem pertinho, a praia do “Cajueiro”, que também encanta os visitantes, e fica à dez minutos à pé do centro da vila. Há três barracas que servem bolinho de piracuí (farinha feita de peixe seco socado no pilão), iscas de peixe e tucunaré na chapa. Geralmente o preço da cerveja e dos petiscos e mais acessível do que a Ilha do amor.